RADIO TAJENOJE

Nov 30, 2009

CHEGADA DO ANTICRISTO

A CHEGADA DO ANTICRISTO – I Jo 2.18-26; 2 Jo 1.7

Adilson Guilhermel

Lição 7 – 16/08/2009

Texto Bíblico: I Jo 4.3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.

CUIDADO COM OS MINISTROS DO ANTICRISTO

1. ELE JÁ OPERA ATRAVÉS DOS SEUS PRECURSORES

· São homens que se vangloriam como os únicos milagreiros – I Jo 2.18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Mt 24.24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

· São homens que se vangloriam como os únicos verdadeiros – I Jo 2.19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. II Co 11.13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.

· São homens que se vangloriam como os únicos profetas – I Jo 2.20 E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Mt 7.15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

2. ELE JÁ OPERA ATRAVÉS DOS SEUS MERCENÁRIOS

· Usam de habilidade para manipular a palavra – I Jo 2.21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 2 Co 11.4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.

· Usam de habilidade para falsificar a palavra – I Jo 2.22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 2 Co 2.17 Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.

· Usam de habilidade para denegrir a palavra – I Jo 2.23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. I Jo 4.1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

3. ELE JÁ OPERA ATRAVÉS DOS SEUS ENGANADORES

· Não se deixe levar por falsas doutrinas – I Jo 2.24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. I Co 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

· Não se deixe levar por falsas promessas – I Jo 2.25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26 Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. 2 Pe 2.3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

· Não se deixe levar por falsos pastores – 2 Jo 1.7 Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. 2 Pe 2.1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Mateus 18:7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

Obs: o esboço é elaborado pelo texto bíblico da lição.

Pr Adilson Guilhermel