Aug 6, 2010

João: O evangelho com 2 tipos de sinais


João: O evangelho com 2 tipos de sinais



Estes sinais foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome – Jo 20.31 João nos diz que seu objetivo último em escrever seu evangelho foi o de que seus leitores recebessem vida através de Jesus Cristo. E
para que recebam vida através de Jesus Cristo, eles devem crer em Cristo; e para que creiam em Cristo, João selecionou certos sinais que dão testemunho de Cristo. Desse modo, o testemunho , leva à fé; e a fé, à vida.

Na verdade, João vê seu Evangelho principalmente como testemunho de Cristo. É quase como se o seu Evangelho fosso o cenário de um tribunal e Cristo estivesse sendo julgado. Uma sucessão de testemunhas é chamada, começando com João, o Batista. E o julgamento continua com a apresentação de sete sinais milagrosos; sendo que cada um deles é uma declaração dramatizada.

1. Jesus transformou água em vinho, declarando inaugurar uma nova ordem.

2.e 3. Jesus realizou dois milagres de cura, declarando dar uma nova vida.

4. Jesus alimentou cinco mil pessoas, declarando ser o Pão da Vida.

5. Jesus andou sobre as águas, declarando que os poderes da natureza estavam sob sua autoridade.

6. Jesus deu vista a um cego, declarando ser a Luz do mundo.

7. Jesus ressuscitou Lázaro dentre os mortos, declarando ser a ressurreição e a vida.

Há ainda outro lado do testemunho de João acerca de Jesus. Os sete sinais, registrados na primeira metade de seu Evangelho, são sinais de poder e de autoridade. Na segunda metade de seu livro, no entanto, João registra sinais de fraqueza e de humildadeprimeiro no lavar dos pés dos discípulos e então na cruz, que João vê como a glorificação de Jesus.

Resumindo, o Evangelho de João possui duas partes: a primeira parte é o Livro dos Sinais; e a segunda é o Livro da Cruz. Em ambos, no entanto, por todo o Evangelho, João está dando testemunho de Jesus a fim de que seus leitores creiam Nele e recebam a vida Dele.