RADIO TAJENOJE

May 3, 2011

SÉRIE ESTUDO SOBRE A ESCATOLOGIA- COM O PASTOR RODRIGO MACHADO – Boldas do Cordeiro

Parte estudo dado na Igreja Tabernáculo de Jesus Nova Jerusalém- pelo Pastor Rodrigo Machado

image

As bodas do Cordeiro ( Apocalipse 19:1~10)

  • As quatro vezes que a palavra Aleluia é usada no N.T., estão nesta passagem.

Aleluia vem do Hebraico: "Halelu - Jah"; Jah quer dizer: SENHOR.
ALELUIA = LOUVE AO SENHOR.
V.1; o céu comemora a queda de Babilônia.

· V.2 e 3; são a resposta de   Apocalipse 6:10: "até quando, ó Soberano, Santo e Verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a Terra?"

  • O céu está em festa, porque Babilônia foi destruída. Deus é um Deus de tamanha ordem que ficamos até assustados. Do cap.19 em diante, há uma absoluta ordem cronológica nos acontecimentos: Babilônia é destruída na Terra, no céu há festa com os louvores tremendos que lemos e a alegria continua, pois chegou a hora das bodas do Cordeiro.

Ler Versículos de 7 a 10.

No céu, após a queda de Babilônia, vão ser realizadas as "Bodas do Cordeiro". Babilônia era a meretriz, a prostituta, a falsa e quando a falsa é destruída, não há mais "sombra" e então a verdadeira noiva vai se ajuntar com seu noivo para sempre; são as Bodas do Cordeiro. Em um casamento normal aqui na Terra, quem é a figura principal? Quando se abrem as portas da igreja, para quem todos olham? Para a noiva; ela vem toda enfeitada. Porém, neste casamento no céu é diferente, a figura principal é o noivo; não são chamadas de bodas da Igreja, nem bodas da noiva, mas sim "Bodas do Cordeiro", Jesus é a figura principal. A noiva vai entrar linda, formosa, sem ruga, sem mácula, sem fofoca, sem partidarismo, se vestindo e falando de acordo com o seu noivo. Neste dia, a obra que o noivo fez durante todo o tempo aqui na Terra, estará completa. A noiva entrará linda, pura e imaculada porquê? Não porque foi a um salão de beleza. Como a noiva foi preparada?

Efésios 5:25~27

Por isso em   Apocalipse 19:7 diz: "e já a sua noiva se preparou (ou se ataviou)", porquê? V.8; "foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro...". Em Efésios 5 vimos quem fez esse trabalho na noiva: "Cristo... que a si mesmo se entregou por ela", para fazer sua noiva formosa e limpa para si mesmo. Se não fosse dado o sangue do Cordeiro por essa noiva, ela jamais entraria bela e formosa, ela nunca poderia casar com Jesus Cristo; no céu não há casamento misto!

  • A noiva tinha que ser limpa, gloriosa, sem mácula, para estar no mesmo nível do seu noivo. Como essa noiva não estava nesse nível, pois estava coberta com trapos de imundícia, em prostituição, em sujeira, em tudo que a Bíblia descreve, o noivo se entregou a morte por ela, para fazê-la limpa. Quando começou essa limpeza? No dia em que você, eu, aceitamos Jesus Cristo em nossas vidas. Nesse dia você nasceu de novo, entrou para o Corpo de Cristo, que é a noiva de Cristo; a noiva é a Igreja verdadeira. Quando essa limpeza se completará? Durante o tempo decorrente entre o arrebatamento e a destruição de Babilônia. A Igreja, passando pelo julgamento de suas obras, o Bema de Cristo, completará a sua preparação para as bodas. O Bema de Cristo, é o último "polimento" da Igreja, é lá que tudo será definido, é lá que a Igreja (a noiva) se preparou, se ataviou. Esse preparar fala da responsabilidade humana; foi dado a ela tudo, mas ela se preparou, se ataviou. Vemos aqui a soberania de Deus em salvar e a responsabilidade do homem em aceitar.
  • A noiva se preparou pois foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; porquê? Pois o linho fino são as obras justas dos santos, ou são os atos de justiça dos santos. Quem é nossa justiça? É Jesus. Como é que faço atos de justiça? Andando segundo o Espírito Santo. Esses são os meus trajes; o traje da noiva.
  • As bodas do Cordeiro trazem profunda alegria no céu. Elas se realizarão no céu quase no final da Tribulação, depois da queda de Babilônia, mas antes da destruição do anticristo e do seu reino. Era necessário que antes das bodas, a meretriz fosse desmascarada e destruída. Notem que a noiva "a si mesmo se preparou", porque "lhe foi permitido vestir-se". A noiva está linda e gloriosa, porque o Senhor providenciou isso. Cristo transformará a sua noiva à sua imagem   Filipenses 3:20~21. Deus não aceita casamento "misto"; porém tudo é proporcionado pelo noivo. A figura principal das bodas é o noivo; por isso são as bodas do Cordeiro".
  • Estamos falando sobre as bodas do Cordeiro; quem toma parte nas bodas? O Cordeiro e a noiva (a igreja); aqui é a consumação de um casamento, será nesse momento que Jesus e a Igreja se tornam um para o resto da eternidade. Paulo diz que isso é um mistério, por isso que a figura é um casamento. Essa é a única figura na terra em que dois se tornam um diante de Deus, no espírito, na alma e na carne. Muitos não entendem porque não se devem casar um crente e um incrédulo! Como irão se tornar um só espírito? O princípio é primeiro se tornarem um em espírito, depois virá a unidade na alma e por último a unidade no corpo, na consumação do casamento. Mas o diabo inverteu essa seqüência: primeiro começa com a unidade no corpo: sexo antes do casamento. Estamos falando algo que não é verdade? O namoro de hoje é uma união de corpos! O que a Bíblia ensina é que deve haver primeiro a unidade de espírito, (professarem a mesma fé), depois se conhecerem na alma (nos gostos, nas emoções) e por último no corpo.
  • V.9; "E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus"

As bodas do Cordeiro são a consumação deste casamento de Jesus com a Igreja. Porém, este verso fala de outro acontecimento, que muitas fazem confusão: a ceia das bodas do Cordeiro. Uma coisa são as bodas e outra é a ceia das bodas. Como era lá no passado, no Oriente Médio (muitos ainda fazem hoje): o casamento era consumado. Chegado o dia marcado para as bodas, para o casamento, o noivo ia à casa da noiva em procissão com os amigos e a noiva o aguardava com as suas amigas. O noivo então trazia a noiva para sua casa, para a casa que ele preparou e os dois entravam para sua câmara nupcial; o casamento era assim consumado, os dois tornavam-se uma só carne. Após a consumação do casamento, o noivo apresentava sua esposa para os convidados e ali comemoravam juntos, por muitos dias, dependendo das posses do pai do noivo.

  • Onde serão realizadas as bodas do Cordeiro? No céu, na casa do noivo, na casa que ele preparou para a noiva.

João 14:1~3

Agora, para a ceia das bodas do Cordeiro, o noivo trará sua noiva para a terra:

Apocalipse 3:9; para que saibam que eu te amo.

Efésios 2:7;        para mostrar nos séculos vindouros a
                                                                                                suprema riqueza da sua graça.

  • Jesus vem com sua esposa para a terra e aqui comemorará a ceia das bodas do Cordeiro, a festa de casamento. O Milênio é a ceia das bodas do Cordeiro; esta festa de casamento durará mil anos. Por isso o anjo diz a João: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Notem os grupos separados e distintos: a noiva, o Cordeiro e os convidados. Quem é a noiva? A igreja, composta por judeus e gentios. São aqueles que no período da Igreja, no período de Pentecostes até o arrebatamento, aceitaram a oferta do sacrifício do sangue de Jesus; os que foram salvos e se uniram num só corpo, a noiva de Cristo. Quem são os convidados, os chamados à ceia das bodas do Cordeiro? São aqueles que entrarão no Milênio: a noiva, os santos do V.T., os santos que morreram na tribulação e os santos que saíram vivos da tribulação. Portanto, vemos a noiva e os convidados; grupos separados.
  • V.10; "Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia"

João fica tão atordoado com estas visões, com os cânticos que ouve no céu, que ele faz uma coisa que ele sabia que não podia fazer. João ficou muito impressionado com a figura daquele anjo, como qualquer um de nós ficaria! Vendo a esposa do Cordeiro, aqueles corais, vendo tudo que viu, João cai de joelhos e quer adorar o primeiro que encontra; João está em espírito de adoração muito intenso.

  • Porém é maravilhoso, pois ficou registrado uma grande e tremenda lição para nós, Aleluia! O anjo ficou mais assustado que João, quando vê João ajoelhado, deve ter tomado um susto, ele disse: "Olha , não faças tal". E qual foi o argumento que o anjo usou? "Sou teu conservo e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus, adora a Deus". O que é conservo? Aquele que está no mesmo nível de servo; não faças isso, eu não posso ser adorado! Agora, se um anjo, sendo conservo, não pode ser adorado, nossos conservos irmãos, também não podem ser adorados, podem? São João, São Paulo, São Lázaro, Santa Maria etc. Notaram que tremenda lição? ADORA SOMENTE A DEUS!
  • E o motivo para adorarmos a Deus, o anjo declarou em uma frase que resume toda a Bíblia, ele diz: "pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia". Todas as profecias que foram escritas, foram escritas para revelar o Senhor Jesus Cristo. Tudo que há na Bíblia, são profecias e apontam para Jesus, Ele é o tema central para a palavra e essa frase é como o arremate de tudo.

Lucas 24: 27 e 44
João 5:39

  • "O testemunho de Jesus é o espírito da profecia". Esta declaração sintetiza toda a Bíblia; tudo na Bíblia foi escrito para revelar o Senhor Jesus Cristo. Esta declaração é como um arremate de tudo que foi escrito até aqui. Até aqui tudo foi introdução para o mais importante e esperado acontecimento de todo o universo: A VOLTA DEFINITIVA À TERRA DO SENHOR JESUS CRISTO, ALELUIA!