Apr 19, 2012

SAUDADES...

SAUDADE--
Saudade... Essa é uma palavra que pode descrever muitos sentimentos. O impressionante é que somos capazes de ter saudade de várias maneiras. Dentro do ônibus você pode sentir saudades do carro que pretende comprar. Um órfão tem saudade do abraço e carinho de seus pais que não conheceu. Uma pessoa romântica tem saudade do amor que ainda não experimentou. Um torcedor tem saudade do título que espera . Um viajante tem saudades de sua família e amigos. Um estrangeiro tem saudades de seu lugar. Um amigo sente saudade dos "velhos tempos". Um pai sente saudade dos filhos que já não são mais crianças. Um pastor sente saudade das antigas ovelhas. Um sedento sente saudades do culto de domingo que vem ! Do que você sente saudade ? 

--------- Suas "saudades" podem dizer muito a seu respeito. Podem identificar quais são os seus sonhos, desejos, vontades. Podem indicar "forças" que movem sua vida. E também o que está fazendo falta em você. Pode revelar quais são as suas necessidades.  

--------- Podemos sentir saudades de um lugar, de um cheiro, de uma comida, de uma pessoa, do futuro desejado, daquilo que é a razão de nossa esperança. O Salmo 137.1 diz o seguinte: " Ás margens dos rios da Babilônia, nos assentamos e choramos, lembrando-nos de Sião". O contexto é o fato de, o salmista ( e parece que ele fala em nome de um grupo de pessoas ),  ter sido capturado e feito escravo pelos babilônicos. Então ele escreve e fala da saudade que tem de seu lugar, onde ele era livre para ir e vir. Sente saudades do lugar onde cantava com alegria.  Sentia saudades de ter alegria.  Eu sinto saudades do dia em que irei abraçar Jesus. Nesse momento direi o quanto eu o amo e que me esforcei bastante para valorizar tudo o que Ele fez por mim. Acho que vou querer abraçá-Lo. O que não conseguir falar vou tentar transmitir através de meu abraço. Isso me dá uma enorme saudade. É algo tão real dentro de mim que, nesse sentido, posso afirmar que a saudade tem haver com a fé. Eu sinto, eu sei que é real. É uma forte convicção de algo que ainda não aconteceu mas sei que viverei. Do que você sente saudade?