RADIO TAJENOJE

Apr 19, 2012

UMA SALVA DE PALMAS PARA JESUS!

UMA SALVA DE PALMAS PARA JESUS!

Na Roma antiga, quando um líder importante voltava de uma grande batalha vitoriosa, ele entrava na cidade e era aclamado por todo o povo. Passeava pela cidade até chegar ao local onde estavam as maiores autoridades. Nesse local, ele era presenteado com o maior símbolo que havia naquela época para honrar um líder: Recebia uma bandeja de prata com folhas de palmeira em cima. Essa era uma das maiores representações de honra que poderia ser dada. É importante honrar quem é uma autoridade. Quem merece honra. Isso é tão relevante que a Bíblia orienta claramente: 

"Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, (...) também por questão de consciência (...), pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo; se temor, temor; se honra, honra." (Romanos 13. 5-7). Maior que qualquer líder romano da antiguidade e maior do que qualquer líder dos dias atuais, Jesus é a maior autoridade que existe. Não há ninguém que tenha um nome como o dEle. Jesus deve ser honrado. 

Hoje, não honramos com uma bandeja de prata, que em português damos o nome de salva, e nem com folhas da palmeira (usamos as palmas das mãos ) , mas ainda honramos quem merece com uma " salva de palmas". Proponho que você ofereça uma “salva de palmas para Jesus”. Antes da crucificação Jesus foi honrado com palmas pelo caminho. Isso durou pouco. 

Depois o crucificaram. Quando o líder romano passava pela cidade, honrado por todo o povo que se alegrava pela vitória, ele era obrigado a obedecer a lei que mandava um escravo lhe falar ao pé do ouvido: " Lembra-te que és mortal" a cada trecho 450 metros percorridos. Esse fato revela que nem mesmo os homens mais preparados devem esquecer que são homens. Alguns homens querem a honra para si e estão em busca dos aplausos. Ainda temos os que aplaudem outros, pois refletem seus próprios interesses ou desejos. 

A quem você honra? Por qual motivo você honra? Você tem sido humano? Como vocês podem crer se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único? ( João 5.44 ) 

Pr. Angelo Marcony 

(baseado no livro “Qual é a tua obra”)