RADIO TAJENOJE

Sep 21, 2012

O Tempo perfeito de Deus


Introdução


Você já pensou que as coisas não acontecem na hora que você mais quer, mais precisa? Talvez a sua frustração se volte para Deus. Então você pergunta por que é que Ele não atende as suas orações no tempo certo... certo para você. Em 1Pedro 5.6-10 encontramos respostas que nos animam a continuar esperando “o tempo perfeito de Deus”.
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces 
1 Pedro 5:6-10

Algumas lições ficam muito claras neste trecho da Palavra:
* A falta de humildade diante de Deus causa falta de confiança.
Veja o que Pedro disse: “humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”. Primeiro é preciso se humilhar e lembrar que a mão de Deus é poderosa. Segundo, a nossa exaltação (no sentido de restauração, socorro) vira no tempo devido. Em alguma traduções no lugar de “tempo devido” está “a Seu tempo”, ou seja, o tempo de Deus.
Pergunta: Com que atitudes podemos demonstrar falta de humildade diante de Deus?

* A falta de confiança no tempo de Deus causa ansiedade.
No mesmo texto Pedro diz: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. Um sintoma de que não estamos aceitando o tempo de Deus é a ansiedade. A ansiedade é não acreditar de que Ele está cuidando de nós.
Pergunta: Você já achou que Deus não estava ouvindo suas orações mas, por fim, o desfecho da situação mostrou que Ele esteve o tempo todo cuidando de você?

* Os problemas que passamos não são demonstração de falta de atenção de Deus.
Note que a Palavra aqui não afirma que Deus tirará de nós os problemas. Pedro afirma que tem mais irmãos sofrendo coisas parecidas no mundo todo. Então qual é a vantagem do crente? É saber que Deus está no controle e que, no tempo certo, o seu tempo perfeito, Ele agirá.
Pergunta: Você se lembra de algum personagem bíblico que tenha questionado a atenção de Deus ao seu clamor? Você se lembra do que aconteceu depois?

* Esta vida não é a apresentação, mas apenas o ensaio!
O texto ainda faz a maravilhosa afirmação: “O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará...”. Temos a tendência de acreditar que o que estamos passando aqui neste mundo é o nosso destino. Quando as coisas não acontecem aqui, acreditamos que tudo foi em vão, que não teremos oportunidade de sermos felizes no futuro. Acontece que esta vida é o preâmbulo da vida eterna na presença de Deus. Os problemas que passamos são parte do ensaio, do treinamento. Um dia iremos nos levantar.

O versiculo 10 diz: “O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces”.

Então, o que aprendemos sobre o tempo perfeito de Deus?

1. No tempo perfeito de Deus haverá restauração.
Quando a Bíblia diz que o Senhor nos restaurará isso pode significar muitas coisas. Ele restaurará a sua confiança, o seu lar, a sua saúde; se for de acordo com a vontade d'Ele, nada é impossível.

2. No tempo perfeito de Deus haverá confirmação.
Eu entendo que esta declaração tem a ver com a nossa confiança de que o que Ele fizer é permanente, desde que andemos em seus caminhos. Nosso Deus é estável e Ele nos estabiliza, nos coloca sobre terreno firme.

3. No tempo perfeito de Deus haverá fortalecimento.
Ele restaura, confirma e agora fortalece. Sem a força que vem de Deus não somos nada. Essa força é necessária para resistir ao Diabo, que anda como leão buscando a quem possa devorar.

4. No tempo perfeito de Deus haverá edificação.
A pergunta mais acertada a se fazer é “o que Deus quer fazer da minha vida?”; “o que Ele quer construir?”. Não importa o que será feito na sua vida, qual será a construção, mas sem um alicerce firme nada ficará em pé. Ele é o firme alicerce no qual a sua vida, no tempo certo, será edificada.

Conclusão
O salmista coloca muito bem como nós devemos nos sentir diante de Deus, em meio às frustrações da vida: “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro”(Salmo 40:1-2).
Que você se humilhe debaixo da poderosa mão de deus, lance sobre Ele toda a sua ansiedade, porque no Seu perfeito tempo Ele fará o que precisa ser feito na sua vida. Amém!

Davi Liepkan, pastor na Igreja Batista Central de Nova Odessa