Nov 5, 2013

O que tem mais valor diante de Deus (Mateus 21. 28-32)


http://3.bp.blogspot.com/-ae0tkJjVREY/UBMfzq1MwEI/AAAAAAAABH4/maiJOqMrhTk/s1600/2-widows-mite-video-still-dsc6405-600x4001.jpg
(Mateus 21. 28-32)
TemaO que tem mais valodiante de Deus.
Jesus traça um raio x de dois tipos de pessoas que podemos nos tornar ao longo da vida:Pessoas confiáveis e Pessoas não confiáveis. Obs. Explicar o contexto do texto.
I – A atitude do Primeiro Filho - (Pessoas não confiáveis - Os religiosos)
*Suas ações não correspondem com as palavras proferidas (v.29).
 “Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi
Palavras têm poder, mas não acompanhadas de ações, enfraquecem e se tornam nulas. (Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço).
*Ele não tinha Interesse pelas coisas do Pai. (v.28-29) “E que vos parece? Um homem  tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha29Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi
De igual forma, no Reino de Deus muitos estão indiferentes quanto aos negócios do Pai. As coisas de Deus já se tornaram enfadonhas, cansativas. Já não sentem mais prazer e deleite em Deus e nas coisas de Deus.
*Ele quer ficar bem com Todos. (v.28-29) “E que vos parece? Um homem  tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha29Ele respondeu: Sim,senhor; porém não foi”
Pessoas assim não dizem não a ninguém, e desta forma agem como verdadeiros hipócritas.Brennan Manning no livro falsos, metidos e impostores diz: “O hipócrita estremece diante da possibilidade de desagradar as pessoas. O medo faz com que ele seja incapaz de ser direto e objetivo”.
·        A sociedade padece porque os homens estão  limites.
·        Filhos se perdem porque pais não dizem não.
II – A atitude do segundo filho (Pessoas Confiáveis)
1.    Ele Sujeitou-se a Autoridade do Pai. (v.30)
Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi
Ser submisso não aniquila, nem castra a personalidade de ninguém. Pelo contrário, realça a de qualquer um. Cristo foi o tempo  submisso, humilde, sempre servindo. E o que ocorreu com ele? Jesus Cristo recebeu o nome que está acima de todo o nome. (Romanos 13.2)Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
2.   Estava disposto a Mudar (v.30)
Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi.
Todo mundo tem maus hábitos, mas ter consciência disso e ter o desejo de mudar é parte essencial do nosso progresso espiritual. Quando pararmos de achar desculpas e arregaçar as mangas para mudar e limpar nosso coração, a fé nos transformará. Passos para mudar.
a)   Resistir ao mal (Tiago 4.7) “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Em outras palavras fugi da aparência do mal.
b)   Desintoxicar o coração do veneno da mágoa. (Filipenses 3.13-14) “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
3.   Ele foi o filho que fez a vontade do Pai. (v.31)
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e meretrizes vos precederam no reino de Deus.
Muitas pessoas têm desperdiçado suas vidas ao tomarem decisões erradas, fora da vontade de Deus. (Mateus 7.21) “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Consideração .
*decisão de acatar a Proposta do Pai está em suas mãos (v.28) “E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha”.

Autor: José Manuel Monteiro Junior