RADIO TAJENOJE

Nov 6, 2013

Jovens: eu vos escrevi pois sois fortes!





“Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da , a concupiscência dos olhos e a soberba da , não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”
 (1Jo 2.14-17).



Introdução- Num mundo globalizado como o nosso, as informações circulam com uma rapidez incrível.

- A comunicação se processa hoje de todos os meios, e os jovens têm acesso a tudo isso  muito esforço. Não era assim na época de João, quando não existia jornal, revistas, rádio, televisão, telefone, computador, Internet, etc.

- Era somente utilizada a palavra falada e escrita (na forma de livros ou cartas). Apesar disto, o apóstolo teve bons motivos para escrever aos jovens, pois o mundo nos dias de João era tão atrativo quanto hoje.

I – A Verdadeira Fortaleza da Juventude vem de Deusa) “Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. ( Ef 6.10).

b) “Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.

- Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” (Is 40.29-31).

II – A Palavra de Deus só permanece em nós quando dependemos do Espírito Santoa) “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” (Jo 14.26).

b) “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.” (At 1.8).

c) “E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.” (At 4.31).

d) “Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1Co 2.6-16).

e) “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus; guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.” (2Tm 1.13-14).

III – Só Venceremos o Maligno se estivermos firmados em Cristoa) “… Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.” (1Jo 3.8).

b) “Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra  e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.” (Ef 6.10-12).

c) “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4.7).

d) “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.” (1Pe 5.8).

ConclusãoEmbora na época de João não houvesse tanta facilidade para o processo de comunicação como hoje em dia, ele escreveu com os recursos disponíveis uma mensagem aos jovens que permanece até hoje; pois os atrativos que o mundo oferecia no passado eram tão fortes como os atrativos mundanos de hoje. E se quisermos ser vencedores, devemos ser fortes no Senhor, permanecer com a Palavra de Deus alicerçada em nós pelo Espírito Santo e permanentemente firmados em Cristo para resistirmos às ciladas do Maligno.“O que o jovem pensa de Cristo hoje determina o destino de nossa nação amanhã” - Thomas Jefferson.

Nov 5, 2013

O que tem mais valor diante de Deus (Mateus 21. 28-32)


http://3.bp.blogspot.com/-ae0tkJjVREY/UBMfzq1MwEI/AAAAAAAABH4/maiJOqMrhTk/s1600/2-widows-mite-video-still-dsc6405-600x4001.jpg
(Mateus 21. 28-32)
TemaO que tem mais valodiante de Deus.
Jesus traça um raio x de dois tipos de pessoas que podemos nos tornar ao longo da vida:Pessoas confiáveis e Pessoas não confiáveis. Obs. Explicar o contexto do texto.
I – A atitude do Primeiro Filho - (Pessoas não confiáveis - Os religiosos)
*Suas ações não correspondem com as palavras proferidas (v.29).
 “Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi
Palavras têm poder, mas não acompanhadas de ações, enfraquecem e se tornam nulas. (Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço).
*Ele não tinha Interesse pelas coisas do Pai. (v.28-29) “E que vos parece? Um homem  tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha29Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi
De igual forma, no Reino de Deus muitos estão indiferentes quanto aos negócios do Pai. As coisas de Deus já se tornaram enfadonhas, cansativas. Já não sentem mais prazer e deleite em Deus e nas coisas de Deus.
*Ele quer ficar bem com Todos. (v.28-29) “E que vos parece? Um homem  tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha29Ele respondeu: Sim,senhor; porém não foi”
Pessoas assim não dizem não a ninguém, e desta forma agem como verdadeiros hipócritas.Brennan Manning no livro falsos, metidos e impostores diz: “O hipócrita estremece diante da possibilidade de desagradar as pessoas. O medo faz com que ele seja incapaz de ser direto e objetivo”.
·        A sociedade padece porque os homens estão  limites.
·        Filhos se perdem porque pais não dizem não.
II – A atitude do segundo filho (Pessoas Confiáveis)
1.    Ele Sujeitou-se a Autoridade do Pai. (v.30)
Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi
Ser submisso não aniquila, nem castra a personalidade de ninguém. Pelo contrário, realça a de qualquer um. Cristo foi o tempo  submisso, humilde, sempre servindo. E o que ocorreu com ele? Jesus Cristo recebeu o nome que está acima de todo o nome. (Romanos 13.2)Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
2.   Estava disposto a Mudar (v.30)
Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi.
Todo mundo tem maus hábitos, mas ter consciência disso e ter o desejo de mudar é parte essencial do nosso progresso espiritual. Quando pararmos de achar desculpas e arregaçar as mangas para mudar e limpar nosso coração, a fé nos transformará. Passos para mudar.
a)   Resistir ao mal (Tiago 4.7) “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Em outras palavras fugi da aparência do mal.
b)   Desintoxicar o coração do veneno da mágoa. (Filipenses 3.13-14) “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
3.   Ele foi o filho que fez a vontade do Pai. (v.31)
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e meretrizes vos precederam no reino de Deus.
Muitas pessoas têm desperdiçado suas vidas ao tomarem decisões erradas, fora da vontade de Deus. (Mateus 7.21) “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Consideração .
*decisão de acatar a Proposta do Pai está em suas mãos (v.28) “E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha”.

Autor: José Manuel Monteiro Junior